Como passar na OAB de primeira

0
467

O questionamento mais comum entre os estudantes de Direito é se é possível ou não ser aprovado de primeira na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Com os índices altos de reprovação, os candidatos já vão para a prova pressionados e esperando o pior.

A pressão psicológica aliada à falta de preparo dos candidatos acaba se tornando um grande percalço para a tão sonhada aprovação.

Mas, isso não quer dizer que não é possível ser aprovado na OAB logo de primeira. Este é um desafio que deve ser encarado com muito afinco e disciplina.

Para ajudar você a conquistar a tão sonhada aprovação, listamos neste artigo algumas dicas para ajudar no seu bom rendimento e te fazer ser aprovado na Ordem mais rápido do que você espera.

Continue a leitura!

Estude além dos horários da faculdade

Para muitos estudantes, apenas o conhecimento adquirido durante o curso é o suficiente para conseguir a aprovação.

Atualmente no Brasil, existem milhares de faculdades de Direito, e muitas delas nem possuem o selo de qualidade da OAB.

Sendo assim, muitos destes cursos não estão preparados para formar alunos capazes de serem aprovados na Ordem.

Por isso que contar apenas com o que foi aprendido na graduação não é o suficiente para quem tem como objetivo ser aprovado de primeira.

É necessário que se busquem outras formas de enriquecer seus estudos e te preparar ainda mais.

Acompanhe seus pontos fortes e seus pontos fracos

É mais do que normal que um estudante apresente mais facilidade em algumas disciplinas do que em outras.

Afinal de contas, todos nós temos nossas disciplinas favoritas. Mas, o que muitos não sabem é como se favorecer com estas informações.

Ao conhecer quais os seus pontos fortes e fracos, você poderá reforçar os conteúdos que possui mais dificuldades e apenas revisar aqueles que domina com maior facilidade.

Nunca inicie seus estudos pelas disciplinas que você apresenta maior facilidade, aproveite os momentos em que seu cérebro encontra-se mais relaxado para aprimorar as disciplinas mais complicadas, assim você irá fixar melhor os conteúdos.

Com bons métodos de estudo, é possível que você se saia bem nas disciplinas cobradas no Exame da OAB, incluindo as mais difíceis.

Exercite seu conhecimento com provas antigas e simulados

Não podemos dizer que estudar utilizando livros, apostilas e assistindo as aulas não é importante.

Porém, de quê adianta tudo isso, se o conhecimento obtido não for posto em prática?

Os exercícios são a régua que fará você medir seu aprendizado. Seus estudos devem ser norteados de acordo com o seu empenho.

Além disso, a prática é o melhor método de fixação e faz com que você já se prepare para o estilo das questões que serão cobradas na OAB e até mesmo, o conteúdo que costuma ser cobrado.

Para que seja aprovado de primeira na OAB e realize os seus sonhos, é necessário iniciar a prática desde cedo.

Nunca deixe para resolver questões e simulados apenas depois de estudar o conteúdo teórico.

Aposte em um bom cronograma de estudos

De nada adianta seguir todos os passos apresentados aqui, se você não souber como se organizar pra estudar.

Sendo assim, um cronograma de estudos é necessário para se ter um excelente desempenho nos estudos.

O ideal é organizar seus horários, separar as matérias que serão estudadas, e separar um tempo somente para resolver exercícios e fazer simulados da OAB.

Se você não se tornar uma pessoa organizada, a procrastinação tomara conta e seus estudos nunca serão produtivos.

Saiba a hora de parar e fazer um descanso

Ao contrário do que dizem, a receita do sucesso não tem nada a ver com estudar horas a fio, ininterruptamente.

Quando se tem uma rotina de estudos, deve-se encaixar nela um momento dedicado ao seu descanso.

Desta forma, seu cérebro irá assimilar tudo o que foi absorvido e fixar melhor as disciplinas estudadas.

Então, adicione ao seu cronograma momentos de diversão e descanso. Pois, uma mente cansada torna-se prejudicial àqueles que almejam a aprovação no Exame da OAB.

Invista em cursos preparatórios

Conseguir uma aprovação na OAB de primeira e sem nenhuma ajuda na hora de estudar não é impossível, como já dissemos aqui. Mas, não seríamos hipócritas em não dizer que assim é mais difícil.

Por mais que você se dedique aos seus estudos, invista também em algum curso que te prepare para realizar o Exame da OAB.

Com um professor à disposição e um ensino totalmente focado na sua aprovação do Exame da Ordem, você poderá s sair muito melhor.

Além disso, a facilidade que as aulas online oferecem é mais um ponto positivo.

Mantenha-se sempre calmo (a)

Um dos maiores inimigos de todo estudante, é a ansiedade. Os estudantes que se preparam para fazer o Exame da OAB não são diferentes.

Todo mundo sabe o quanto é difícil controlar o desespero pré-prova, mas é necessário manter a calma para que todo o esforço não seja em vão.

A ansiedade não ajuda em nada. Então, por um momento deixe de lado todas aquelas cobranças, tente não focar na pressão que é ser aprovado (a) na OAB de primeira.

Quando você consegue tirar o foco disso tudo e o mantiver apenas na prova, as chances de fazer a prova com mais atenção e calma são maiores.

Escolha bem os materiais que serão utilizados para estudo

O estudante de Direito sabe o quanto é custoso manter os livros e apostilas necessárias para estudo.

Por este motivo, é necessário saber bem quais os materiais você irá usar para lhe subsidiar.

Procure por um Vade Mecum atualizado e de fácil compreensão. Procure por apostilas com exercícios e resoluções comentadas.

Em relação às doutrinas, você decide se é melhor estudá-las por livros completos ou por resumos feitos por algumas editoras. Caso tenha pouco tempo disponível, o recomendado é apostar nos resumos.

Conclusão

Além de todas as dicas listadas acima, ainda resta lembrar a você que deve ler o edital e dar total atenção a ele caso deseje ser aprovado de primeira na OAB.

Também é importante revisar todo o conteúdo estudado nos dias antecedentes ao Exame da OAB para fixar tudo de maneira saudável e eficiente.

Caso seja aprovado (a) na primeira fase, não perca o afinco para se preparar para a segunda.

Escolha a disciplina que você encontra mais facilidade e dedique-se inteiramente a ela.

Não deixe a pressão familiar tomar conta de sua cabeça. Com disciplina e muito esforço a sua aprovação de primeira no Exame da OAB está garantido.

Ficou com alguma dúvida ou necessita de material para auxiliar nos seus estudos? Entre em contato conosco no site e encontre o que procura.