Home Sem categoria 5 PASSOS PARA MONTAR UM CRONOGRAMA DE ESTUDOS EFICIENTE

5 PASSOS PARA MONTAR UM CRONOGRAMA DE ESTUDOS EFICIENTE

0
5 PASSOS PARA MONTAR UM CRONOGRAMA DE ESTUDOS EFICIENTE

A partir de agora, você irá aprender a montar seu próprio cronograma de estudos, capaz de direcionar seu tempo e conteúdo.

Com ele, você terá muito mais tempo para organizar seu tempo de estudos, e também seu tempo de lazer.

Afinal de contas, todo concurseiro precisa dedicar um tempo precioso entre absorver conteúdos, e também descansar, ou então todo seu entendimento será desperdiçado com uma mente cansada.

Quer descobrir então, como montar seu cronograma de estudos eficiente? Continue com a leitura desse artigo.

Por que montar um cronograma de estudos?

Um cronograma de estudos, pode ser considerado uma das melhores estratégias para quem está na caminhada da aprovação em concursos.

Com ele, você poderá organizar seus horários e seu conteúdo de uma maneira simples e bastante prática, capaz de direcionar todo o seu dia.

É comum que muitos concurseiros comecem seus estudos a partir da divulgação do edital (o ideal é iniciar antes, se quiser uma dica extra), e por isso, tenham um tempo limitado para alcançar suas metas.

Com o cronograma de estudos, é possível acompanhar essas metas em tempo real, compreendendo o porque de certos atrasos ou adiantamentos de conteúdos, por exemplo.

Em outras palavras, organizar seu horário e dividir seu conteúdo para estudos pode ser uma das grandes estratégias que você procura para otimizar seu tempo, e conquistar seu objetivo: a tão sonhada aprovação.

Sendo assim, vamos aos passos que irão auxiliar na sua criação de um cronograma de estudos:

Passo número 1 – Crie uma lista com suas atividades diárias

Para iniciar a criação do seu cronograma de estudos, comece listando todas as suas atividades diárias.

Você pode iniciar com uma lista de rascunho, onde irá colocar tudo o que você faz durante o dia, da hora que acorda até a hora que vai dormir. De segunda a domingo.

Nessa lista, você irá colocar tudo o que é um hábito diário na sua vida, ou seja, se você vai à faculdade, se você passeia com seu cachorro, quanto tempo estuda por dia (ou quanto tempo planeja estudar por dia), se você tem algum estágio ou compromisso com hora marcada e etc.

É fundamental que você coloque todos os horários e as atividades referentes de uma maneira muito organizada.

Depois de criar o rascunho, você pode criar a lista de maneira organizada e simples. Não se esqueça, que a função dela é organizar a sua vida, e não torna-la complicada, então, quanto melhor explicada e básica ela for, melhor.

Passo número 2 – Faça bom proveito dos intervalos durante o dia

Preste muita atenção nessa dica: aqui, você não irá ocupar o tempo de descanso, e sim, aproveitar melhor o tempo “ocioso” que você tiver.

Por exemplo, se você pega ônibus durante o seu dia para ir ao trabalho ou ao estágio, faculdade, curso e etc.

Esse tempo pode ser aproveitado para realizar questões e desafios rápidos, além de poder ser produtivo com materiais de áudio, por exemplo.

Utilize esse curso período de tempo para colocar em prática o conhecimento que você adquiriu durante o seu dia, mas não se esqueça, que esse não pode ser o seu tempo de lazer.

Afinal de contas, uma mente cansada não produz nada e muito menos retém conhecimento. E todo mundo precisa descansar.

Passo número 3 – Mantenha o foco onde você tem maior dificuldade

É fundamental que no seu cronograma, você dê maior preferência ao conteúdo que mais tem dificuldade.

Ou seja, coloque no seu cronograma de estudos as matérias que você sabe que precisa de maior dedicação para compreensão.

Você não precisa dispor de horas e horas de estudo nessas matérias, mas pode e deve, organizar seu horário para repeti-las durante a semana.

Se você tem dificuldade em Processo Civil, por exemplo, pode criar um horário de estudo e outro, em outro dia da semana, para revisão e maior fixação da matéria.

Passo número 4 – Tenha horas de lazer

É muito importante focar em adquirir conhecimento, e aproveitar o máximo de tempo possível para estudar.

Porém, nenhuma mente cansada é capaz de absorver todo esse conhecimento e com toda a certeza, se ela chegar ao limite, poderá trazer sérias consequências de saúde, e infelizmente, de não aprovação nos concursos desejados.

Em outras palavras, podemos dizer que necessitamos de tempo de lazer, e momentos em que a nossa mente pode relaxar para se recompor e estar completamente renovada para compreender todo o conteúdo estudado.

Coloque então, no seu cronograma de estudos, horas dedicadas a ler um livro, sair com os amigos, passar tempo em família, assistir filmes e etc.

Faça o que você mais se sente relaxado e tranquilo.

Passo numero 5 – Seja flexível

Sim, logo após a dica do lazer, a dica sobre ser flexível.

Por mais incrível que pareça, apenas estudar não é a solução para quem deseja ser aprovado em concursos ou em qualquer tipo de prova.

Use o cronograma de estudos para auxiliar sua rotina, e não para prende-lo em obrigações impossíveis e angustiantes.

Dedique-se a aprender, colocar em prática e ter uma vida e uma mente saudáveis, e não se escravize em horários sufocantes ou metas impossíveis.

Conclusão

Siga os passos dados nesse artigo, e monte seu próprio cronograma de estudos, e garanta sua aprovação em todos os concursos com muita disciplina e determinação!

Compre seu curso para este Concurso no site: Meu Rateio

× Quer Comprar Curso Barato?