Home Sem categoria Estudar para concursos em casa ou na biblioteca ?

Estudar para concursos em casa ou na biblioteca ?

0
Estudar para concursos em casa ou na biblioteca ?

Se existe algo que perturba a cabeça de quem decide estudar para concursos é sobre a maneira ideal de se organizar e organizar seus estudos.

São tantos fatores envolvidos que na maioria das vezes você se sente perdido e não faz nem ideia de por onde deve começar.

O que é melhor, estudar no conforto de sua casa ou em uma biblioteca?

O que você deve fazer para organizar seu ambiente de estudos?

Você deve pensar em tudo isso antes de se organizar para que nada impeça de você realizar o sonho de ser aprovado em um concurso público.

Para isso, iremos listar aqui os prós e contras de cada um dos ambientes para que isso possa facilitar sua escolha.

Boa leitura!

Onde devo estudar?

Essa é uma das primeiras perguntas que passa na cabeça de quem está se preparando para estudar para um concurso, ou para qualquer outra prova.

Infelizmente, não temos uma resposta precisa para ela.

Cada pessoa pode se sentir mais à vontade para estudar tanto em casa quanto em uma biblioteca.

O que você deve pensar é em criar um ambiente que lhe seja favorável.

Muitas pessoas relatam que não conseguem estudar em casa porque não consegue se livrar das distrações da televisão, barulhos de conversas ou simplesmente, porque precisa dividir o espaço com mais alguém.

A vantagem de estar em casa é a otimização do tempo que você gastaria se deslocando até outro local.

Mas para que esta vantagem realmente seja aproveitada, você precisa fazer da sua casa um ambiente de estudos, que lhe propicie um clima para isto.

Como fazer isso? Acompanhe nossas dicas.

Elimine as distrações

Na hora de estudar em casa, se mantenha longe de tudo aquilo que poderá desviar a sua atenção e tirar o seu foco.

Se você não precisar utilizar seu celular ou computador para os estudos, deixe-os de lado neste momento.

Assim, você não irá ter a opção de fazer uma pausa na hora de estudar para dar uma olhada nas redes sociais, por exemplo, e acabar ficando ali por horas.

Outra distração para quem opta por estudar em casa é o barulho ambiente.

Algumas pessoas recomendam o uso de protetores auriculares, que não lhe permitem desviar o foco na hora de estudar e garantem uma maior concentração àquilo que vai fazer.

Além disso, a necessidade de sair toda hora do cômodo que você está estudando também poderá atrapalhar e desviar sua atenção.

Por exemplo, você para de estudar por uns minutos para ir ao banheiro e beber uma água, passa pela cozinha e ouve uma notícia importante na televisão.

Você para, e fica ali por alguns minutos, desvia o foco e quando volta a estudar já não está mais concentrado.

O melhor a se fazer, antes de começar a estudar é abastecer o ambiente com água, algum lanche e tudo o que você irá precisar para evitar pausas desnecessárias e distrações.

Caso o seu problema para estudar em casa seja dividir o espaço com outras pessoas, tente conversar com elas e negociar um horário especial dedicado só para você.

Se a pessoa também estiver utilizando o espaço para estudar para algum concurso, creio que dividir o espaço não seria um problema.

Vocês poderiam até se ajudar e trocar conhecimentos. Desde que, não se percam nos assuntos e tudo acabe se tornando uma grande distração.

Estudar em uma biblioteca, como é?

Caso você escolha por estudar para seu concurso em uma biblioteca, é importante que algumas das dicas acima já tenham sido providenciadas.

O que você precisará de início para estudar em uma biblioteca é trabalhar melhor seu tempo, já que terá que se deslocar até lá, carregar sempre seu material de estudos com você e, também evitar cair nas distrações.

A primeira dica é: que tal deixar seu celular desligado durante o tempo que estiver estudando?

É uma maneira a menos de você se distrair.

Outra distração que você deverá evitar ao estudar para concursos em uma biblioteca, são os grupos de amigos.

Conversas paralelas são grandes distrações e isso poderá prolongar os intervalos de estudos, fazendo com que você perca tempo e foco.

Deixe para conversar depois, quando seu tempo de estudos já tiver terminado e vocês estiverem voltando para casa, é melhor para todos.

A dica de abastecer seu local de estudos também vale para quem for estudar em uma biblioteca. Leve sua água e seu lanche, para diminuir os tempos de pausa.

As bibliotecas são locais silenciosos, mas caso ache necessário se precaver, carregue com você o seu protetor auricular.

Além de todas estas dicas, estudar em uma biblioteca tem inúmeras vantagens.

Listamos algumas aqui para vocês para facilitar na hora de fazer sua escolha de um local mais propício para estudar.

Fortalecimento da motivação

Estudar em um a biblioteca, onde você também encontrará pessoas com o mesmo foco que você, fará com que a motivação para seus estudos e consequentemente, atingir seus objetivos, aumente.

Você sentirá mais desejo de estudar por horas e com o tempo, desenvolverá melhores técnicas de estudo que irão te auxiliar à passar em um concurso.

Você irá se manter livre das interferências externas

É natural que estudando em uma biblioteca, você consiga eliminar boa parte das distrações do dia a dia.

Infelizmente, ainda existem pessoas que insistem em ir para estes locais conversar e acabam atrapalhando quem está ali para estudar realmente.

Mas, isso poderá ser facilmente exterminado com pedidos de silêncio de alguém que esteja realmente sentindo-se incomodado ou de funcionários do local.

A verdade é, estudar em uma biblioteca lhe manterá distante de focos de distrações maiores e isso é um grande ponto positivo.

Ambiente propício

Na grande maioria das bibliotecas, há equipamentos destinados para quem deseja estudar e aprender.

Muitas delas contam com cadeiras e mesas confortáveis, cabines individuais também vêm sendo muito utilizadas para manter o conforto e concentração daqueles que têm o objetivo de estudar para prestar concursos, vestibulares, etc.

Estes fatores geram menos gastos de maneiras destinadas à criação de ambientes como estes em sua casa.

Mais fontes de consultas

Dependendo do objetivo que você queira alcançar com seus estudos, as bibliotecas poderão atender suas necessidades por ser um local onde você encontrará um manancial de referências bibliográficas para os mais variados assuntos.

Com isso, você poderá realizar empréstimos para continuar a estudar em casa com o auxílio de livros, tonando seus estudos mais dinâmicos e completos.

Conclusão

O caminho que você terá desde o momento em que começar a se preparar e estudar, até alcançar seu objetivo que é passar em um concurso, certamente será longo.

Mas, não desanime!

Aproveite seu tempo e utilize bem cada uma das etapas do processo como aprendizado.

Caso deseje começar a estudar imediatamente para seu concurso, em nosso site você poderá encontrar diversos materiais que irão te auxiliar na jornada.

Entre em contato conosco e bons estudos!

× Quer Comprar Curso Barato?