Em que devo focar na véspera do concurso ?

0
816

Muitas pessoas têm dúvidas do que se fazer na semana anterior à prova do concurso e até mesmo sobre o que deve ser feito na véspera.

Então, tivemos a ideia de trazer para vocês o que pode ser feito neste período, em quê você deve focar nos momentos finais de estudos e como deve ser o dia anterior ao seu concurso.

Continue conosco e se mantenha atento (a) às dicas que temos para você. Boa leitura!

Mantenha uma boa alimentação

Na verdade, esta é uma dica que deve ser mantida durante todo o processo preparação para o concurso.

Está mais do que provado que, uma boa alimentação auxilia no desenvolvimento cognitivo, contribui para a fixação dos conteúdos e auxilia na aprendizagem.

Durante os últimos dias que antecedem seu concurso, diminua o consumo de cafeína e dê uma desacelerada no consumo de açúcares também.

Isso fará com que você se sinta menos ansioso e irá ajudar a ter boas noites de sono.

Fique atento à sua alimentação no dia anterior à prova de seu concurso e no dia da prova em questão, evite uma alimentação pesada que possa lhe fazer mal durante a prova e não consuma nenhum alimento em locais desconhecidos.

Preze por boas noites de sono

Como dito anteriormente, diminuindo as quantidades exorbitantes de cafeína, açúcares e outros métodos energéticos que você faça uso, você poderá ter noites de sono mais tranquilas.

É normal que na última semana de estudos para o concurso, você esteja se sentindo mais cansado (a) e dormir durante um bom período, fará com que você se sinta mais relaxado (a) e deixará sua mente mais descansada e recomposta para o tão esperado concurso.

A dica é que você não durma por um período menor que seis horas por noite. Além disso, na hora de ir para a cama, evite distrações como o uso de celular ou assistir televisão.

Estes recursos prejudicam a produção de melatonina e interferem diretamente na qualidade de seu sono.

Pratique exercícios físicos moderadamente

É importante que a prática de atividades físicas esteja presente em sua vida desde o início da preparação para seu concurso, assim como uma boa alimentação.

Caso você frequente academia mesmo no período dos estudos, durante a semana anterior ao seu concurso, redobre a atenção na prática de seus exercícios para que não cause uma lesão ou para que não fique tão cansado no dia da prova, pois tudo isso poderá atrapalhar.

Se você for do time contrário, e abandonou totalmente os exercícios para dedicar-se somente aos estudos, na semana anterior ao concurso, mude isso.

Pratique alguma atividade física moderadamente, como uma caminhada, por exemplo, para auxiliar na diminuição da ansiedade.

Mas, lembre-se sempre de pegar leve, exageros, neste caso, nunca são bem-vindos.

Como devo me organizar para “o grande dia”?

Para garantir uma semana pré-concurso tranquila, é importante que você foque em alguns pontos importantes.

Não deixe para organizar tudo o que você precisará para a realização da prova somente no “Dia D”.

Cheque se está tudo certo com a sua inscrição, e se possível, já imprima de uma vez o seu comprovante de inscrição para tê-lo em mãos logo.

Organize os materiais que você irá precisar no dia do concurso. Cheque suas canetas, lápis, borracha e já deixe tudo separado.

No dia anterior ao concurso, já deixe seu lanche organizado para levar ao local de prova.

Como dica importante: leve o que tiver que levar em sacolas plásticas transparentes, sem rótulos, inclusive chocolates e biscoitos. Isso irá facilitar a fiscalização da banca presente no dia do concurso e não lhe trará problemas.

Caso a realização de sua prova seja em outro munícipio que não o seu, durante a semana anterior ao concurso fique atento às notícias.

Veja tudo a respeito sobre a cidade de realização da sua prova, se informe sobre o trânsito, veja se acontecerão paralisações ou eventos no dia que poderão fazer com que você se atrase para chegar ao local de prova.

Mantenha sempre o pensamento positivo

Por mais difícil que seja manter-se calmo (a), tranquilo (a) e confiante neste período pré-concurso, busque sempre manter seus pensamentos firmes e otimistas nestes últimos dias.

Nos momentos de hesitação, procure fazer leitura de algum livro que lhe acalme, assista algum vídeo na internet ou algum filme para manter a sensação de paz e bem-estar.

Conseguir chegar ao dia do concurso sem os níveis de ansiedade estarem lá em cima é crucial.

Um dos maiores fatores para o sucesso ou fracasso de um candidato ao realizar a prova para algum concurso, é seu estado emocional.

Portanto, fique sempre atento (a) às suas condições emocionais durante os períodos que antecedem ao concurso.

A tão esperada véspera do “Dia D”

Muitas pessoas se questionam se devem ou não estudar no dia anterior ao concurso.

Infelizmente, não existe nenhum tipo de resposta que possa ser considerada certa ou errada para este tipo de pergunta.

Para quem já presta concurso há muito tempo, desenvolver uma rotina de estudos não é algo tão difícil.

Conseguem saber se vale à pena ou não estudar um dia antes da prova, pois já sabem como estará a ansiedade de véspera.

O que você deve analisar é o seguinte:

•Você não irá conseguir absorver muitos conhecimentos fazendo uma revisão de véspera;
•Caso opte por revisar, escolha pontos específicos que cairão na sua prova.

Então, desta forma você deverá analisar se vale à pena ou não levar os estudos até o último dia disponível antes do concurso.

Um conselho importante para tomar esta decisão, é sempre buscar depoimentos de pessoas que já realizaram concursos anteriormente para saber sobre suas experiências e o que eles recomendam fazer.

Isso tudo não quer dizer que não é para você estudar no dia anterior, claro que não. Você pode estudar um pouco sim.

Caso perceba que isso está te deixando muito ansioso (a) e ainda mais nervoso (a), que não está conseguindo absorver nenhuma informação, pare.

Relaxe! Faça uma caminhada, assista um filme, leia um livro, mas não force nada que irá prejudicar sua preparação para o concurso.

Conclusão

É natural que você fique nervoso (a) nos períodos que precedem um concurso.

Mas, seguindo a maioria das dicas deste artigo, você poderá fazer uma prova tranquila e, ao longo do tempo irá criar hábitos e técnicas que lhe auxiliarão cada dia mais nos estudos para prestar um concurso.

Aprenda a controlar sua ansiedade da maneira correta na semana que será decisiva para o seu sucesso.

Caso tenha alguma dúvida, alguma experiência para compartilhar conosco ou esteja precisando de algum material para estudos, entre em contato conosco e estaremos prontos para te ajudar.

Forte abraço e bons estudos!