Vencendo a ansiedade nos estudos

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A Organização Mundial da Saúde (OMS) tornou público alguns dados alarmantes sobre a saúde mental das populações ao redor do mundo.

Neste relatório, o Brasil aparece como o país com uma maior taxa de pessoas que desenvolveram transtorno de ansiedade.

O índice brasileiro aponta que 10% da população sofre de ansiedade.

É difícil estimar quais são os motivos que causam isso, mas pode-se pressupor que a pressão sofrida por estudantes é um dos grandes fatores desencadeadores do transtorno.

A expectativa de ser aprovado (a) no concurso público dos sonhos, as cobranças por parte da família, o curto espaço de tempo entre a preparação e as provas são os estopins que prejudicam o controle da ansiedade de quem vai prestar concurso.

Saber como controlar a ansiedade no dia a dia é fundamental, mas é preciso aprender a reduzi-la ao máximo para que não se perca o foco e não prejudique todo o processo.

Abaixo listamos uma série de técnicas para ajudar no controle da ansiedade e garantirão o futuro do seu objetivo.

Continue a leitura e aproveite bem as dicas!

Aprenda a utilizar corretamente as técnicas de respiração

Especialistas apontam que o fundamental para se manter a calma e concentração no período de estudos, é o exercício da respiração correta.

A orientação é de que não se utilize a boca na hora de respirar, que a inspiração seja de forma lenta e profunda e que na hora de expirar, tudo seja mais lento ainda.

Esta técnica irá auxiliar no controle da ansiedade, ajuda na melhor oxigenação do cérebro, diminuição da pressão nas artérias e auxilia no relaxamento dos músculos.

Isso também ajudará a reduzir a sensação de angústia e inquietação.

Esclareça tudo o que sente para seus familiares

É muito comum a cobrança por parte de amigos e familiares a quem irá fazer algum tipo de concurso público, fazem perguntas em excesso, comparações infindáveis e até mesmo, piadas.

Muitas vezes, os motivos são as questões financeiras de pessoas que muitas vezes optam por abandonar seus empregos para dedicar-se exclusivamente aos estudos, sem nenhuma garantia de êxito.

Em casos de pessoas casadas, a cobrança poderá ser maior porque, em muitos casos, as responsabilidades financeiras são arcadas apenas por uma das partes.

Para reduzir a ansiedade causada por pessoas próximas, é crucial que se resolva tudo com diálogos, esclarecendo os pontos que lhe incomodam, expondo suas dificuldades.

Fale sobre seus sonhos, explique o real motivo de tamanha dedicação, converse sobre a importância de ser aprovado em um concurso público, como funciona a concorrência, tudo.

Organize-se

Um ambiente de estudos desorganizado, sem um plano de estudos adequado e com um excesso de materiais desnecessários, poderá causar uma grande confusão.

Além de organizar seus materiais, você deve organizar sua rotina.

Quando não se tem um cronograma bem definido e seguido à risca, a ansiedade poderá fazer você sentir-se perdido, sem saber por onde começar.

A inquietação é um dos sintomas mais comuns para quem sofre de ansiedade, por isso é importante manter a organização para que tudo corra bem.

Adquira os materiais para você estudar para o concurso com antecedência, não deixe nada pra cima da hora, organize-se.

Encontre um local adequado e confortável para seus estudos, com todo o material necessário.

Lide com suas dificuldades tendo paciência

Todo mundo sabe que a jornada em busca da nomeação para um cargo público é árdua, exige dedicação e disciplina, resiliência e resistência.

É certo que em alguns momentos você se sinta cansado (a), verá também que algumas disciplinas que precisará estudar são de fácil compreensão e precisará apenas atentar-se aos detalhes.

Lembre-se que o esforço será grande, mas a recompensa será muito maior!

Seja consciente de que nada vêm fácil, que as adversidades irão surgir, mas que se souber controlar sua ansiedade e mantiver o foco, conseguirá realizar o seu sonho.

Desfrute do poder ansiolítico dos alimentos

Já dissemos que uma alimentação ruim poderá prejudicar o bom funcionamento do seu organismo, não é mesmo?

Alimentar-se com uma quantidade adequada de nutrientes é crucial para manter o bem-estar e foco nos estudos.

Alguns alimentos não têm somente o dever de manter o organismo em pleno funcionamento, mas também podem auxiliar na redução da ansiedade.

Listamos alguns alimentos que poderão ter essa função, segundo orientações profissionais:

• Chocolate amargo ou meio amargo;
• Laranja;
• Banana;
• Abacaxi;
• Limão;
• Espinafre;
• Peixes magros;
• Spirulina;
• Ovos.

Estes exemplos de alimentos são enriquecidos de aminoácidos, magnésio e vitaminas do complexo B em grandes quantidades, auxiliando no fornecimento de serotonina, responsável por aliviar os sintomas de ansiedade e estresse.

Hidrate-se com chás calmantes

Quem se prepara para prestar concursos públicos, geralmente, faz muito uso de bebidas energéticas e estimulantes para conter o sono, como as bebidas que contém cafeína, mas isso poderá desencadear em um descontrole da ansiedade.

Nos momentos de inquietação, o ideal é deixar o clássico cafezinho de lado e optar por bebidas mais relaxantes.

Trouxemos algumas opções de chás que você poderá ingerir para ajudar no controle da ansiedade pré-concurso:

Chá de Camomila

Conhecido por ser bastante eficaz e saboroso, auxilia agindo como calmante e proporcionando à você noites de sono mais tranquilas.

Chá de Melissa

Tem um modo de ação semelhante ao chá de camomila, e também é indicado para quem deseja controlar melhor o sono.

Chá de Capim-Cidreira

Bebida saborosa e agradável, também é indicada para acalmar e garantir um bom sono, se ingerida em quantidades ideais.

Quem possui a pressão arterial baixa deve ficar atento (a) ao consumo deste tipo de chá, pois em quantidades exorbitantes poderá ser prejudicial.

Chá de Hortelã

Este tipo de chá é indicado para quem apresenta sintomas mais leves de ansiedade.

Pode ser consumido gelado e acompanhado de frutas, como o abacaxi.

Descanse e sonhe!

Aproveite todo tempo disponível para estudar e dedicar-se o máximo que puder para alcançar seu desejo de ser aprovado em um concurso público.

Sempre com cautela, pois informações em excesso poderão desencadear uma crise de ansiedade pré-concurso.

Faça pausas entre uma disciplina ou outra e descanse, utilize a técnica de respiração correta, faça um alongamento e durma um pouco.

O ato de deitar e descansar facilita no relaxamento dos músculos e ajuda muito.

Enquanto estiver dormindo, sonhe com o seu cargo, com as coisas que você deseja alcançar.

Procure sempre deixar sua mente calma, relaxada, mais feliz e tranquila.

Conclusão

A carreira pública é desejo de muitas pessoas, e todos poderão alcançar seus objetivos se fizerem tudo com dedicação e foco.

Mas, para isso acontecer, é importante saber maneiras de se controlar a ansiedade durante o período de estudos.

Aproveite todas as dicas deste artigo para alcançar o sucesso, compartilhe isso com os amigos e mantenha sempre o foco.

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Forte abraço!